O Natal é comemorado no dia 25 de dezembro! Neste dia comemora-se o nascimento de Jesus de Nazaré. Embora seja um feriado cristão, muitos que não creem em Cristo também celebram a data. A troca de presentes, cartões, a ceia e as músicas é um costume popular mais moderno que incluem a decoração de árvores com enfeites natalinos e casas com pisca-piscas e guirlandas.
A comemoração do Natal pelas igrejas ocidentais dia 25 passou a ser celebrada no século IV e a visita dos Magos a manjedoura no dia 6 de janeiro. O dia 25 de dezembro foi escolhido para que a data coincidisse com a festividade romana que comemorava o solstício de inverno que era muito celebrado. Assim, a igreja ao invés de proibir as festividades pagãs, deu-lhes um novo significado, agora cristão. No século 17, a festividade foi proibida na Inglaterra e em algumas colônias americanas por sua origem não-bíblica. As pessoas que não fossem trabalhar no dia de Natal eram multadas. Mas logo os velhos costumes voltaram e o feriado religioso voltou a ser comemorado, inclusive em mais países.
Um personagem também bastante conhecido desta época é o Papai Noel, o bom velhinho que dá presentes a crianças bem comportadas na noite da véspera de Natal. A lenda do Papai Noel se baseou em parte em contos sobre São Nicolau que era arcebispo de Mira na Turquia. Nicolau ajudava quem estivesse com dificuldades financeiras, anonimamente. Ele colocava sacolas com moedas de ouro na chaminé das casas. Foi considerado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Transformou-se em símbolo natalino na Alemanha e depois se espalhou pelo mundo. Papai Noel é retratado como um homem rechonchudo, alegre, de barba branca, com casaco vermelho, calças vermelhas e cinto preto. Essa imagem tornou-se popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência do caricaturista e cartunista político Thomas Nast apesar da internet divulgar que a Coca-Cola seria a responsável pelo atual visual do Papai Noel com roupas vermelhas. Em 1931 a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária de natal vestindo o Papai Noel de vermelho, assim como Nast, porém as cores são as mesas do rótulo da empresa e isso foi conveniente para eles. A campanha foi um sucesso e a nova imagem do Papai Noel se espalhou pelo mundo. A coca-cola contribuiu para a disseminação da imagem do Papai Noel, mas não foi sua criadora.
Simbologia do Natal
Árvore de Natal – A versão mais popular sobre sua origem é a de Martinho Lutero, autor da Reforma Protestante. Um dia, olhando para o céu, viu acima da copa dos pinheiros, as estrelas formando uma espécie de colar. Foi tão belo que decidiu levar um galho para sua casa, plantar e enfeitar. Ele e sua família colocaram o galho em um vaso e o decoraram com pequenas velas acessas e em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo. Ficou muito bonita e todos ficaram encantados, assim nasceu a árvore de natal.
Músicas natalinas – Na época do natal é comum ouvimos músicas com letras que retratam as tradições das comemorações, o nascimento de Jesus, a paz, o amor e os valores cristãos. No Brasil se tornou popular com o lançamento do CD 25 de Dezembro da cantora Simone, nos anos 90. Até hoje, 20 anos depois, essas músicas são tocas em lojas, shoppings e todos os lugares que querem trazer para seus ambientes um pouco deste clima especial.
Presépio – Segundo a tradição católica, o presépio surgiu em 1223 quando São Francisco de Assis quis celebrar o Natal da forma mais real possível. Assim montou um presépio de palha, com a imagem de Jesus, sua mãe Maria e José. Colocou em volta um boi, um jumento e vários outros animais. Essa construção foi autorizada pelo Papa e neste cenário celebrada a Missa de Natal. Foi um sucesso e rapidamente se estendeu por toda a Itália. As pessoas começaram a decorar suas casas com presépios até que essa tradição chegou à Espanha pelas mãos do Rei Carlos III. Para os religiosos cristãos o presépio é o símbolo que representa verdadeiramente o natal de Jesus, inspirado no Evangelho.
Decorações Natalinas – Uma das tradições no Natal é a decoração de casas, edifícios, árvores, pontes e estabelecimentos comerciais. As cidades ficam iluminadas. Muitas localidades chegam a fazer competição de qual casa ou estabelecimento está mais bem decorado, mais bonito, com direito a prêmio.
Amigo Oculto – No Brasil, essa brincadeira se tornou comum entre amigos, colegas de trabalho e familiares. Cada pessoa do grupo que irá participar da brincadeira deve sortear o nome de outro participante (que deverá permanecer em segredo até o dia da revelação) e comprar um presente para ela que será entregue em dia marcado para revelarem quem cada um sorteou na brincadeira. Na hora da revelação é comum a pessoa dar dicas de quem ela tirou, como características físicas ou qualidades até que todos descubram quem é o amigo oculto.
Turma da Mônica – Feliz Natal pra Todos!
fonte: http://www.youtube.com/watch?v=xcs8lMu3A0Y
Curiosidades:
Nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro.
A palavra Christmas do inglês evoluiu de Christes maesse (‘Christ’s mass’) que quer dizer missa de Cristo.
Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus e assim é o seu significado nas línguas neolatinas. Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 d.C.
Nome do Papai Noel em vários países:
Alemanha: Nikolaus (ou Weihnachtsmann – literalmente, “homem do Natal”) Argentina, Colômbia, Espanha, Paraguai , Peru e Uruguai: Papá Noel Brasil: Papai Noel Chile: Viejito Pascuero Croácia: Djed Mraz Dinamarca: Julemanden Eslovénia: Božiček Estados Unidos / México: Santa Claus Finlândia: Joulupukki França: Père Noël Itália: Babbo Natale Portugal: Pai Natal Reino Unido: Father Christmas Rússia: Ded Moroz Suécia: Jultomte A frase “Feliz Natal” em várias línguas: Alemão – Fröhliche Weihnachten Bósnio, Croata, Sérvio – Sretan Božić Castelhano – Feliz Navidad ou Felices Pascuas Catalão – Bon Nadal Coreano – Chuk Sung Tan Esperanto – Gajan Kristnaskon Esloveno – Vesel božič Finlandês – Hyvää joulua Francês – Joyeux Noël Galês – Nadolig Llawen Georgiano – Kristas Shobas Grego – Καλά Χριστούγεννα Holandês – Prettige Kerstfeest Inglês – Merry Christmas ou Happy Christmas Italiano – Buon Natale Latim – Natale hilare Polonês – Wesołych Świąt Português – Feliz Natal Russo – S prazdnikom Rozdestva Hristova Sueco – God Jul Ucraniano – Z Rizdvom HrystovymReferências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_Cristo